SEJA BEM VINDO AO BLOG DA TURMA DO PRÉ .



O BLOG É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE DE NOSSO TRABALHO COM AS CRIANÇAS. AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR DICAS, FOTOS, ENQUETES E MUITO MAIS.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, POIS QUEREMOS FORMAR A TRÍPLICE ALIANÇA: CMEI-FAMÍLIA-COMUNIDADE.



AGUARDAMOS SUA VISITA!!!





Que dia é hoje? Que horas são?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A ARTE EM 3 D

TÍTULO: A arte em 3D
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Linguagem Visual
MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO: Sequência Didática
TURMA: Pré
PERÍODO DE APLICAÇÃO:(Setembro/Outubro) – 2 vezes por semana
OBJETIVOS:
Propor desafios significativos para que as crianças desenvolvam a sensibilidade e o conhecimento sobre a espacialidade e a tridimensionalidade.
JUSTIFICATIVA
 As propostas com as expressões bidimensionais, principalmente com o desenho e a pintura, são fundamentais no processo de desenvolvimento infantil, há também a necessidade de se efetivar o trabalho com as expressões tridimensionais, para que as crianças desenvolvam a sensibilidade e o conhecimento sobre a espacialidade e a tridimensionalidade.
Ao propor as crianças experiências com atividades tridimensionais permitimos que elas desenvolvam a percepção espacial na sua totalidade. As novas aprendizagens fazem com que as crianças evoluam suas descobertas.
As diferentes linguagens da arte podem ser exploradas com as crianças, de muitas maneiras, pois é um modo de permitir que elas tenham um canal expressivo não limitado. Poderá, assim, compreender seu espaço no mundo e, nesse espaço, como seres atuantes se expressar e vivenciar experiências estéticas para tornar o mundo um lugar criativo e agradável de viver.
DESENVOLVIMENTO
A proposta terá como referência a obra do Projeto Desinstalação- Cubo do artista plástico Márcio Prado
1º Momento
Power point – Apresentação da biografia do artista Márcio Prado e explicação sobre a produção artística, construção da escultura “Desinstalação - cubo”.
Apreciação e apresentação da obra “Desinstalação cubo" e comentar sobre a forma com a qual o artista produziu a obra, com explicações do que é uma escultura? Como o artista mostra seu trabalho, falando sobre o que é e como acontecem as exposições.   

2º Momento
Propor momentos de experimentos com  produções tridimensionais, modelagens com massinha e argila. Fazer massinhas caseiras para fazer esculturas, possibilitando a criação com materiais diversificados.
3º Momento
 Lançar o desafio: Será que nós também conseguimos fazer uma um cubo como o que o Márcio Prado fez? Como nós estamos separando o lixo, o que vocês acham de construir o cubo utilizando os lixos recicláveis? Anotar as respostas das crianças, construindo um texto coletivo.
4º Momento
Trazer para a sala de aula vários cubos,  de montar as faces e permitir que as crianças explorem, brincando a vontade. Em seguida pedir para que falem sobre o objeto. Distribuir massinha e propor que façam um cubo.
5º Momento
Construir com as crianças um cubo medindo aproximadamente 1mx1mx1m, utilizando materiais alternativos (lixo reciclável).
6º Momento
 Organizar com a ajuda das crianças, uma exposição nos espaços do CMEI para que possam expor e apreciar suas próprias produções.
 Falar sobre: A postura do artista e a do apreciador. O que é uma consigna e sua  importância nas produções artísticas.Comentar também sobre a importância do curador nas exposições.
7º Momento
Apresentar fotos do MON e de outros museus. Conversar com as crianças fazendo questionamentos como: Quem já visitou um museu? Vocês sabem como devemos nos comportar em um museu? Que não devemos tocar nas obras e por quê? Simular a visita ao museu. Apreciar as produções das crianças que estarão expostas nas paredes e corredores do CMEI.
8º Momento
Visita ao MON.

FOTOS 1ª Etapa
Apresentação Biografia de Marcio Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário