SEJA BEM VINDO AO BLOG DA TURMA DO PRÉ .



O BLOG É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE DE NOSSO TRABALHO COM AS CRIANÇAS. AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR DICAS, FOTOS, ENQUETES E MUITO MAIS.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, POIS QUEREMOS FORMAR A TRÍPLICE ALIANÇA: CMEI-FAMÍLIA-COMUNIDADE.



AGUARDAMOS SUA VISITA!!!





Que dia é hoje? Que horas são?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Brincar e jogar é só começar

Área de Formação Humana: Pensamento Lógico Matemático.

Modalidade Organizativa do Tempo Didático: Sequência Didática

Turma: Pré.

Faixa etária: 4 e 5 anos

Período de Aplicação: 1° semestre/2 meses- com atividades três vezes por semana.

Objetivos: 

  • Participar de situações de jogos escolhendo parceiros e espaços.
  • Levantar hipóteses na resolução de situações/ problemas
  • Demonstrar iniciativa na resolução de pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
Justificativa

Observando as dificuldades que as crianças encontraram em relação á resolução de problemas, diferenças entre os objetos, sentimentos e desejos, percebemos a importância em oportunizar as crianças, condições favoráveis para apropriar-se de forma significativa da linguagem matemática bem como, para ampliar o desenvolvimento na construção e na compreensão de conhecimentos matemáticos e suas funções sociais."As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel que vai muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança"(Piaget, 1976).Eles auxiliam no desenvolvimento infantil em diversos aspectos, desde os motores(destreza e equilíbrio), até os intelectuais (atenção, memória, raciocínio), possibilitando a autodescoberta e a autonomia.Ajudam "também no desenvolvimento afetivo e social, pela aprendizagem de regras e o exercício da cooperação".
Desenvolvimento:

1ª Etapa
Roda de pesquisa- para levantamento do conhecimento prévio das crinaças em relação ao jogo de percurso.Formar um grande grupo com a turma toda, a educadora fará o registro, listando as respostas das crianças em dois cartazes.
  1. O quê já conhecemos sobre o jogo?
  2. O quê precisamos conhecer sobre o jogo?
2ª Etapa
Apresentar o jogo de percurso pronto, com percursos individuais para melhor entendimento das crianças visto que, ainda não conhecem o jogo.Mostrar suas características o originais, regras e modo de jogar.Jogar junto com 3 crianças, a educadora será a 4ª participante que ensinará as crianças a jogar.As demais crianças, neste momento, estarão nos cantos de atividades supervisionadas pela professora.

3ª Etapa
Dar continuidade a etapa anterior, jogar com outras 3 crianças, a educadora será a 4ª participante que ensinará as crianças a jogar, vai alternando os grupos até jogar com todas as crianças da sala.Esta etapa será repetida até que as crianças aprendam a jogar com segurança e autonomia.
4ª Etapa
Selecionar com as crianças os materiais, fazer uma lista com as crianças de todo o material a ser utilizado na confecção do jogo.Propor ás crianças que opinem sobre o tema, personagens que fazem parte do jogo, decisão na escolha de marcadores do jogo.Construir os jogos com percurso curvado único para jogarem em 3 jogadores, lançando novos desafios.
5ª Etapa
Em um grande grupo apresentar o jogo de percurso que a educadora construiu com a participação das crianças, o jogo curvado com caminho único de percurso.Jogar com 3 crianças, a educadora será a 4ª participante e ir alternando os grupos até jogar com todas as crianças da turma.
6ª Etapa
Organizar a turma em 8 grupos com 4 crianças em cada grupo.As crianças que sabem jogar bem ajudarão os demais colegas.As educadoras ajudarão as crianças com mais dificuldades.Esta etapa será repetida até que as crianças aprendam a jogar com segurança e autonomia.Após as crianças aprenderem a jogar, o jogo será colocado no canto de atividade permanente, ampliando as possibilidades de aprendizagem das crianças, desenvolvendo o pensamento lógico- matemático.
7ª Etapa
Integração com a turma do Maternal III.A turma do Pré após estarem sabendo jogar com segurança e autonomia,vai ensinar a turma do Maternal III a jogar os jogos de percurso que aprenderam.












Um comentário:

  1. Esta troca entre as crianças é muito boa, pois harmoniza a convivência e amplia os conhecimentos de ambas as turmas. Parabéns!

    ResponderExcluir